Quem somos?

A minha foto
Nós somos um grupo de Área de Projecto do 12º ano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, da Figueira da Foz. Somos um grupo de 3 elementos e o nosso objectivo é alertar-vos de alguns perigos acerca das I.S.T.'s (também conhecidas por D.S.T.'s) e alguns modos de as prevenir.

Sífilis


A sífilis é uma infecção causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum (treponema pálida) e afecta o corpo inteiro. Transmite-se pela prática de sexo vaginal, oral o anal, e menos frequentemente, através dos beijos.
Os sintomas não são muito evidentes, e variam de acordo com o estágio da doença:

Sífilis Primária - Cerca de 3 semanas após o contacto sexual, surge uma pequena ferida não dolorosa nos órgãos genitais, na boca, na mama ou no ânus. Na mulher, esta ferida pode localizar-se na vagina ou no colo do útero, e por isso não é detectada.
Algumas semanas depois, mesmo sem ser tratada, as feridas cicatrizam, mas a infecção permanece no organismo.

Sífilis Secundária - Semanas ou meses depois, aparecem manchas pelo corpo, principalmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Estes sintomas podem ser acompanhados por febre, mal estar, dores de garganta e rouquidão, dores de cabeça, perda de peso, dores musculares e fadiga.
Novamente, os sintomas podem desaparecer sem tratamente, permanecendo a infecção no sistema.

Sífilis Terciária - Caso não seja tratada, neste estágio a doença pode levar a danos graves no sistema nervoso, no coração e no cérebro.

O preservativo é o modo mais eficaz de evitar a transmissão da sífilis.