Quem somos?

A minha foto
Nós somos um grupo de Área de Projecto do 12º ano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, da Figueira da Foz. Somos um grupo de 3 elementos e o nosso objectivo é alertar-vos de alguns perigos acerca das I.S.T.'s (também conhecidas por D.S.T.'s) e alguns modos de as prevenir.

Herpes Genital

O herpes genital é uma doença provocada pelo vírus Herpes Simplex (HSV).
É transmitida pela prática de penetração vaginal, de sexo oral ou de sexo anal, podendo também ser propagada através dos beijos e carícias se houver contacto com as lesões ou secreções das zonas afectadas.
Manifesta-se pelo aparecimento de pequenas manchas avermelhadas, na área genital, com sensação de queimadura, sobre as quais surgem pequenas bolhas que ao fim de alguns dias rompem, gerando feridas que se cobrem de crostas. Estas bolhas são acompanhadas de dor, prurido e ardor ao urinar. Em cerca de 1 a 2 semanas as lesões curam sem deixar cicatrizes.
O herpes genital é uma doença crónica recorrente, ou seja, é uma doença que não desaparece, e volta várias vezes, sendo o intervalo entre os surtos variável. Enquanto existirem lesões existe o perigo de contágio, por isso a actividade sexual deve ser suspensa.
O herpes pode ser tratado para atenuar as queixas e sintomas, mas ainda não existe uma cura.


Curiosidade: Uns médicos, em estudos iniciais, descobriram que uma substância produzida pelas abelhas, o própolis, demonstrou destruir o vírus do herpes.